FAQ

  • Por que sinto amargor no azeite extra virgem?
    fechar
    O azeite de oliva Andorinha é 100% natural.

    O sabor amargo (típico das azeitonas mais jovens e verdes) é um dos três atributos que caracteriza um azeite de verdade (Frutado, Amargo e Picante) e é também um importante indicativo de que o azeite foi produzido com frutos frescos e envasado logo após o processo de extração.

    A acentuação deste sabor tende a tornar-se naturalmente mais suave com o passar do tempo (respeitando os limites da data de validade).
  • Posso utilizar azeite na fritura ou Cozimento?
    fechar
    Sim. O aquecimento do azeite, em temperaturas de até 180º por período inferior a 30 minutos, não resulta em mudanças significativas em suas propriedades naturais, pois elas inibem a formação de produtos tóxicos, como gordura trans ou saturada, mantendo 80% de suas substâncias antioxidantes ativas.

    Quando comparado a outros óleos vegetais habitualmente utilizados (girassol, soja e palma), o azeite de oliva é o que mantém maior estabilidade quando aquecido.
  • Os produtos de Andorinha tem traços de alergênicos?
    fechar
    Não há traços de alergênicos nos azeites e azeitonas Andorinha.
  • O azeite é produzido através de prensagem a frio?
    fechar
    O termo “prensagem a frio” diz respeito ao processo de extração exclusivamente físico, aplicado à matéria prima (azeitona) para obter o azeite. Um azeite extraído abaixo dos 27ºC durante todo o processo é definido como sendo “extraído a frio”.

    De qualquer forma, a temperatura ideal de extração de um bom azeite compreende-se entre os 25ºC e os 35ºC. O controle da temperatura adequada permite manter a natureza original do produto, preservando os componentes que dão os aromas e sabores ao azeite.

    Todos os nossos azeites enquadram-se nestes requisitos de qualidade de extração e são 100% naturais.
  • O que é a acidez de um azeite?
    fechar
    A “acidez do azeite” está relacionada ao teor de ácidos graxos livres e não com a percepção sensorial de “sabor ácido” presente em alguns alimentos como, por exemplo, a laranja. A acidez do azeite é detectada através de análises químicas e não pode ser percebida pelos sentidos (Olfato ou paladar).
  • Qual a acidez ideal para consumo?
    fechar
    O azeite de oliva deve apresentar uma acidez livre até 2%. Para ser considerado Extra Virgem, esta acidez não deve ultrapassar 0,8%. A maioria dos azeites Andorinha possuem acidez de 0,5%.
  • Aonde o azeite Andorinha é produzido e envasado?
    fechar
    Os azeites Andorinha são produzidos e envasados em Portugal.
  • Em caso de problemas com meu produto, aonde/como posso trocá-lo?
    fechar
    É possível trocá-lo junto ao lojista por ser uma maneira mais ágil. Dependendo do procedimento do estabelecimento, pelos dados de importação constantes no verso da embalagem, pode ser possível o atendimento. Caso o atendimento não atenda às suas expectativas, por favor, envie e-mail para faleconosco@sovena.com.br ou ligue: 0800 728 0234.
  • Posso colocar o meu azeite na geladeira?
    fechar
    A temperatura ambiente é a ideal para manter o seu azeite. Ao levar o azeite à geladeira, devido às baixas temperaturas, ele apresentará diferente consistência, podendo turvar, o que não altera as suas características de qualidade e propriedades nutricionais. Ao retorná-lo à temperatura ambiente o azeite retornará ao seu estado original, mantendo as suas características.
  • Como devo armazenar o meu azeite?
    fechar
    Manter o seu azeite em local seco, ao abrigo da luz e longe de fonte de calor.
image description

Fale conosco

image description