O sabor amargo (típico das azeitonas mais jovens e verdes) é um dos três atributos que caracteriza um azeite de verdade (Frutado, Amargo e Picante) e é também um importante indicativo de que o azeite foi produzido com frutos frescos e envasado logo após o processo de extração.
A acentuação deste sabor tende a tornar-se naturalmente mais suave com o passar do tempo (respeitando os limites da data de validade).
Aquecer o azeite de oliva extra virgem é a melhor opção, quando comparado a outros óleos vegetais habitualmente utilizados (girassol, soja e palma), porque ele se mantém mais estável e preserva grande parte de suas propriedades nutricionais, principalmente os antioxidantes.
O termo “prensagem a frio” diz respeito ao processo de extração exclusivamente físico, aplicado à matéria prima (azeitona) para obter o azeite. Um azeite extraído abaixo dos 27ºC durante todo o processo é definido como sendo “extraído a frio”.
De qualquer forma, a temperatura ideal de extração de um bom azeite compreende-se entre os 25ºC e os 35ºC. O controle da temperatura adequada permite manter a natureza original do produto, preservando os componentes que dão os aromas e sabores ao azeite.
Todos os nossos azeites enquadram-se nestes requisitos de qualidade de extração e são 100% naturais.
A “acidez do azeite” está relacionada ao teor de ácidos graxos livres e não com a percepção sensorial de “sabor ácido” presente em alguns alimentos como, por exemplo, a laranja. A acidez do azeite é detectada através de análises químicas e não pode ser percebida pelos sentidos (Olfato ou paladar).
O azeite de oliva deve apresentar uma acidez livre até 2%. Para ser considerado Extra Virgem, esta acidez não deve ultrapassar 0,8%. A maioria dos azeites Andorinha possuem acidez de 0,5%.
É possível trocá-lo junto ao lojista por ser uma maneira mais ágil. Dependendo do procedimento do estabelecimento, pelos dados de importação constantes no verso da embalagem, pode ser possível o atendimento. Caso o atendimento não atenda às suas expectativas, por favor, envie e-mail para faleconosco@sovena.com.br ou ligue: 0800 728 0234.
A temperatura ambiente é a ideal para manter o seu azeite. Ao levar o azeite à geladeira, devido às baixas temperaturas, ele apresentará diferente consistência, podendo turvar, o que não altera as suas características de qualidade e propriedades nutricionais. Ao retorná-lo à temperatura ambiente o azeite retornará ao seu estado original, mantendo as suas características.