RECEITAS &
GASTRONOMIA
Voltar
Peru Assado com Azeite e Limão Siciliano
Carnes
Geral
vida saudavel
TEMPO DE PREPARO
1h30
RENDIMENTO
vida saudavel

INGREDIENTES

– 1 peru de 4kg
– Sal e pimenta do reino a gosto
– 1 cebola pequena descascada
– 1 limão sociliano cortado ao meio
– 4 folhas de louro
– 6 a 8 tiras de bacon

Para o azeite de ervas:
– Azeite de Oliva a gosto
– Sal e pimenta do reino a gosto
– Raspas da casca e suco de 1 limões siciliano
– 4 dentes de alho amassado
– Ervas secas a gosto
– Folhinhas de salsa picada

MODO DE PREPARO

A primeira coisa a fazer é o azeite de ervas. Se você estiver temperando o peru já na hora de ir ao forno, pré-aqueça o forno a 220ºC enquanto isso. Se quiser, pode fazer na véspera. UEm um pote, junte um pouco de sal e pimenta do reino, um fio generoso de azeite, o alho amassado, as raspas e o suco do limão, as folhas de salsa e as ervas. Misture bem.
Tempere a cavidade da ave, já sem os miúdos, com sal e pimenta. Em seguida insira a cebola descascada e partida ao meio, o limão também cortado ao meio e as folhas de louro. Com as mãos, delicadamente, você afrouxa a pele do peru e, com cuidado pra não rasgar a pele, besunta pouco mais de metade do azeite entre a carne e a pele. Não esqueça das coxas.

Reserve um pouco do azeite para besuntar por fora e regue com mais um fio de azeite.
Uma vez que você tenha feito isso, pode cobrir a carne com papel alumínio e levar para a geladeira até a hora de assar, ou pode colocar direto no forno pré-aquecido.

A hora de assar.
Coloque a ave (já em temperatura ambiente) em uma assadeira grande, o lado do peito para cima. Deixe no forno por uns 20 minutos para derreter o azeite. Aí você tira do forno e cobre com as fatias de bacon. Isso impede que a umidade vá embora e deixa a carne mais molhada.

O peru vai assar em forno médio por umas 2h30 mais ou menos – cálculo de 30 minutos por kg. De 20 em 20 minutos, eu abria o forno e ia regando com o líquido que se formou na assadeira. Para testar se o peru está cozido, coloque um palito na parte mais grossa da coxa e verifique que o caldo está escorrendo claro, ao invés de rosa.
Se ele tiver aquele termômetro, não precisa fazer isso.

Molho
Para o molho, você vai usar a própria forma em que o peru assou. Tire o líquido e leve à boca do fogão. Tire o bacon de cima do peru, a cebola e o limão de dentro dele, pique e leve à forma já quente. Em seguida, deglace a forma com uma xícara de vinho branco seco ou cidra. Processe uma mão cheia de nozes, coloque em uma vasilha e em seguida coe esse molho em cima das nozes.

Como acompanhamentos, você pode usar batatas gratinadas, arroz branco e farofa.