A acidez do azeite

Novidades
image description

Vocês sabem o que é a acidez do azeite? Diferente do que muitos pensam, não tem a ver com o significado da palavra “ácido” propriamente dito, e sim, com sua proporção de ácidos graxos livres.

E essa acidez é utilizada como uma forma de medir a qualidade dos azeites! Mas por que será que isso acontece?

Pois a acidez pode ser influenciada por alguns fatores, como qualidade da azeitona, pureza, maturação, estocagem e transporte, estando associada ao grau de degradação e oxidação do azeite.

Levando isso em conta, um azeite com maior acidez apresenta maior oxidação e é aí que precisamos prestar atenção. Isso porque alguns produtos da oxidação de óleo são prejudiciais à saúde!

E fiquem atentos! Um azeite de boa qualidade não possui acidez maior do que 2% o que é o caso do portfólio Andorinha!

Você presta atenção na acidez antes de comprar seu azeite? E agora, vai começar a olhar isso?

Referências:
• Da Silva LFO, de Oliveira AF, Pio R, Alves TC e Zambon CR. Variação na qualidade do azeite em cultivares de oliveira. Bragantia. 2012;71(2): 202-209.
• Freire PCM, Mancini-Filho J, Ferreira TAPC. Principais alterações físico-químicas em óleos e gorduras submetidos ao processo de fritura por imersão: regulamentação e efeitos na saúde. Rev. Nutr. 2013; 26( 3 ): 353-358.
• Gonçalves RP, Março PH e Valderrama P. DEGRADAÇÃO TÉRMICA DE TOCOFEROL E PRODUTOS DE OXIDAÇÃO EM DIFERENTES CLASSES DE AZEITE DE OLIVA UTILIZANDO ESPECTROSCOPIA UV-VIS E MCR-ALS. Química Nova. 2015; 38(6): 864-867
• Becker DFS. QUANTIFICAÇÃO DE FITOSTERÓIS EM AZEITE DE OLIVA (OLEA EUROPAEA) POR CROMATOGRAFIA EM FASE GASOSA.[tese].Campinas: Faculdade de Engenharia de Alimentos da Universidade Estadual de Campinas;2004.