Os eventos cardiovasculares são frutos de um longo processo que se desenvolve de maneira silenciosa a partir de uma série de alterações nos exames laboratoriais.
O azeite, assim como os outros óleos, é um produto com alta quantidade de gordura em sua composição. Porém, diferente dos óleos tradicionais, o tipo de gordura que é abundante no azeite e suas outras propriedades são excelentes no combate dos precursores comuns de doenças cardiovasculares, como colesterol e triglicérides alto.
A presença de gorduras monoinsaturadas, que auxiliam no aumento do colesterol bom e diminuição do colesterol ruim, e a concentração de compostos fenólicos com poder antioxidante neste produto, faz com que o azeite seja um importante alimento na prevenção de doenças cardiovasculares.
Referências: 1. RODRIGUES, Marina et al. Azeite e saúde. Revista Nutrícias, n. 15, p. 14-18, 2012. 2. SANTOS, Raul D. et al. I Diretriz sobre o consumo de gorduras e saúde cardiovascular. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, v. 100, n. 1, p. 1-40, 2013.