Aproveitar ao máximo cada sabor do azeite é uma tarefa delicada. Cada paladar tem a sua preferência pela nuance específica de acordo com a variedade de cada rótulo.
Variedade
Os azeites Andorinha são produzidos a partir de diversos tipos de azeitonas, denominados de multivarietais, que garante maior complexidade, produtos mais elaborados e com sabores únicos que realçam de forma ainda mais agradável o prato a ser degustado.
Além disso, o estágio de maturação das azeitonas também interfere no sabor do azeite — sendo mais amargo e picante quando utilizamos azeitonas mais jovens; e verde, mais frutado e adocicado quando usamos azeitonas maduras. O mais importante é saber o que diferencia um tipo de azeite do outro e como escolher o mais adequado para cada ocasião de uso, ou de acordo com a sua preferência particular de paladar.
Validade
Os azeites Andorinha possuem validade entre 12 e 18 meses.
Diferentemente do vinho, as características e as intensidades de sabor e aroma se mantêm melhor preservadas e são melhores percebidas quando o azeite é “novo”; ou seja, quando consumido em data mais próxima de sua fabricação.
Tipos de envase
Os azeites Andorinha são 100% envasados em Portugal e chegam para os consumidores com máxima qualidade e sabor.
Azeite produzido e envasado (ou engarrafado) por um produtor, no país de origem da marca, é um indicador de que o azeite apresenta melhor qualidade porque não corre risco de ser fraudado.
Essas informações estão contidas nos rótulos dos produtos, que indicam se o produto é somente distribuído, ou envasado, ou produzido e envasado pela empresa detentora da marca.
Armazenamento
Os azeites devem ser armazenados em locais frescos, longe da luz, de altas temperaturas e umidade.
Mantenha sempre as suas garrafas e latas fechadas para que o produto não estrague na presença de oxigênio