Venha aprender mais sobre azeites com Andorinha

image description
image description

Azeite é o suco da azeitona – fruto da Oliveira.

image description
Vem aprender mais sobre azeites.

- Azeite é o suco da azeitona — fruto da oliveira.
- A oliveira é uma árvore que tem um crescimento muito lento. Começa a dar frutos a partir dos 5 anos (depende da variedade e do sistema de plantação) e produz até os 100–150 anos.
- Não existem pés de azeitonas verdes ou negras. A mudança na coloração deve-se ao processo de amadurecimento do fruto.
- Para extrair 1 litro de azeite são necessários, em média, 5 a 6 kg de azeitonas.
- As azeitonas têm castas, tal como o vinho. Existem inúmeras variedades, como Galega, Cordovil, Verdeal, Cobrançosa etc.
- As diferentes variedades têm diferentes características. Por exemplo, algumas têm sabor acentuado enquanto outras têm sabor mais suave.
- No início da safra, normalmente as azeitonas estão mais verdes e, por isso, originam azeites mais amargos e picantes. No fim da safra, normalmente os azeites são mais doces e suaves.
- Para se conseguir um bom azeite, o segredo está num bom blend. O blend é uma mistura entre vários tipos de azeites, permitindo juntar qualidades e variedades diferentes, de modo a obter um azeite que reúna um bom equilíbrio de atributos.
- O azeite deteriora-se ao longo do tempo, ao contrário do vinho. Estar exposto à luz ou ao ar, e temperatura elevada provocam a oxidação do azeite — por isso é melhor consumi-lo mais cedo do que mais tarde.
- Quando sujeito a temperaturas muito baixas, o azeite pode solidificar. Contudo, ele retomará o seu aspecto inicial quando voltar à temperatura ambiente, não perdendo nenhuma das suas características.
- O grau de acidez não tem a ver com o cheiro e o sabor do azeite. A acidez é um parâmetro de qualidade não detectável pelo sabor e/ou cheiro.